Bom turma, se você é Analista de Sistemas, ou trabalha na área, sabe que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo.
Se você fez área de informática pensando que ficaria rico em pouco tempo.... Se enganou... kakaka...
Na verdade para ser um bom Analista de Sistema, Programador, Analista de Suporte...
Sabe-se que tem que ralar muito, depois que termina a graduação.
Se você achou que estudou muito no período de 04(quatro) anos...Passe o resto da sua vida estudando, se você escolheu a área de TI é submissão, é gostar de tecnologia, e está sempre conectado, sintonizado com o mundo de TI, pois este muda enquanto dormimos ou tiramos um cochilo...
O analista de sistema tem por obrigação em estudar novos conceitos que envolve a área de TI, desde governança a linguagem de programação pois o analista é o cara que vai muitas vezes ao cliente para tentar descobrir o que realmente ele quer... É ele que faz o levantamento de requisitos, escreve o diagrama de caso de uso, modelagem, participa de projetos, analisa dados, etc.
Se você é programador... bom, ótimo seja especialista na sua linguagem de programação em que você gosta que você domine, e outra se poder tire certificação, mais aprenda outra linguagem, não fique preso em uma única, lógica é essencial pois o conceito de um bom programador é a logica.
Um bom vídeo para você analisar é do celebre Luca Bastos http://vimeo.com/6631342
Se pensou em Analista de Suporte... faça certificação COBIT, ITIL. isso será um diferencial para você.
Digo que não é fácil, mais fazer o que gosta é gratificante, o bom é entrou na faculdade, corra faça estágio em varias áreas, aproveite para aprender com professores, estude bastante, não seja um nerd, seja um curioso.
Pois TI é criatividade, curiosidade, dinamismo, força, coragem.
Sempre esteja aberto em aprender, seja observador e outra não tenha medo de errar, porém seja simples, humilde.
Abraços.